Institucional

REVISTA ABRACICON SABER - Entrevista com o professor Dr. José Antonio de França (PÁGINAS 54-55)

A

Autor

Administrador

Publicado em

31/10/2019 às 22:26

Visualizações

15

REVISTA ABRACICON SABER - Entrevista com o professor Dr. José Antonio de França (PÁGINAS 54-55)
Para o Sr, qual o principal papel da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal no atual cenário brasileiro?
PROF. FRANÇA: A ACiConDF foi criada para produzir e disseminar conhecimento na área contábil.

Qual a sensação de escrever/ fazer parte da contribuição para a educação, por meio de livros e artigos?
PROF. FRANÇA: Sou um profissional de mercado e da academia. Na academia, estimulo meus alunos a discutir e compartilhar o conhecimento. No mercado, pratico o que ensino e me alinho com as melhores práticas da profissão, de acordo com o arcabouço normativo.

Como o Sr enxerga a evolução da profissão nos últimos anos? O que faz com que a contabilidade permaneça como uma das áreas mais tradicionais do mercado brasileiro?
PROF. FRANÇA: Nos últimos 20 anos, a profissão contábil vem passando por relevantes transformações. Da exigência de qualificação profissional ao posicionamento do contador diante dos desafios da tecnologia. Mas em que pese esses desafios a postura do profissional ainda é tímida. É necessário mais proatividade e discussão no contexto sócio-político.

Qual a maior experiência que a área contábil lhe proporcionou?
PROF. FRANÇA: Viver os desafios das mudanças, seja no campo normativo ou na competição do mercado.

Em sua opinião, de que forma a educação atua como fator transformador no cotidiano dos jovens?
PROF. FRANÇA: Sem educação formal e vivencial o crescimento e o desenvolvimento intelectual são baixos. Para competir, ser vitorioso e contribuir para melhorar os padrões de vida e comportamento da sociedade é necessário dedicação e exemplo. O jovem precisa de orientação e de educação.

Para o Sr, quais desafios e possibilidades o jovem contabilista encontrará em sua trajetória, diante do novo cenário digital na sociedade?
PROF. FRANÇA: Os desafios são muitos e as oportunidades são poucas. O cenário digital é somente o ambiente que envolve o trabalho. A competência técnica e o comportamento ético são elementos cruciais para alavancar o sucesso.

Daqui a dez anos, muitas profissões terão sido completamente transformadas e outras não existirão mais. Como o Sr enxerga a contabilidade do futuro?
PROF. FRANÇA: Somente haverá futuro se cuidarmos do presente. A contabilidade do futuro é a que não está sendo feita hoje: contador proativo, contador gestor. Analisar cenários e antecipar as soluções.

Comente sobre o atual cenário da contabilidade no Distrito Federal.
PROF. FRANÇA: O Distrito Federal é a menor unidade da Federação. A geografia política dessa UF confunde estado e município. O profissional da contabilidade do DF encontra facilidades de trabalho que possivelmente não teria em outra geografia. Contudo, a economia do DF é de pequenas empresas, ainda que aqui se concentre o maior PIB per capita e a maior renda per capita do País. Com a economia dominada por pequenos negócios, as práticas contábeis mais acuradas são pouco exigidas. Talvez essa singularidade justifique a vocação de significativa quantidade de egressos dos cursos de Ciências Contábeis a se candidatarem ao serviço público.

Quais caminhos levaram o Sr. a esta profissão?
Inicialmente porque foi a primeira

Curriculo do prof. França: Contador e presidente da ACIConDF, mestre em Administração Contábil e Financeira oportunidade que me surgiu ainda como estudante do curso Técnico em Contabilidade. Depois, como contador, o encanto com as técnicas e desafios introduzidos pela Lei Societária, de 1976, e pela Lei Tributária. Graduação: Ciências Contábeis e ciências econômicas
Especialização: Auditoria e finanças
Pós-graduação: Mestre em administração contábil e financeira; mestre em Administração e Controle; Doutor em Ciências Contábeis; Doutorando em Ciências Econômicas.
Experiência de mercado: contador de empresas de abastecimento, saneamento, energia elétrica, tecnologia, administradora de consórcio, construção civil, administração de aeroportos e outras.
Experiência acadêmica: Professor de faculdades particulares e universidade pública federal, ministrando conteúdos de Teoria e Práticas Contábeis, Auditoria, Finanças e Economia.
Publicações: autor/coautor de livros e artigos sobre perícia, tributação, desempenho, contabilidade e gestão do terceiro setor.
Congressos e conferências: participa de congressos e conferências nacionais e internacionais como articulista e revisor.
Periódicos: editor e revisor de periódicos nacionais e internacionais nos temas que tem conhecimento.
Pesquisador: pesquisador cadastrado em projetos do Terceiro Setor, Contabilidade e Tributação.

Compartilhar esta notícia

Notícias Relacionadas

Confira outras notícias que podem te interessar

CRCDF e ACiConDF se reúnem para alinhar ações conjuntas
19/02/2026

CRCDF e ACiConDF se reúnem para alinhar ações conjuntas

"O CRCDF recebeu representantes da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal (AciconDF), para uma reunião institucional voltada ao fortalecimento da parceria entre as entidades. Durante a reunião, foram discutidos temas como a cooperação institucional, apoio em atividades administrativas, realização de cursos e a renovação do termo de parceria. Participaram do encontro o presidente Deypson Gonçalves Carvalho; o vice-presidente de Relações Institucionais, Adriano de Andrade Marrocos; o vice-presidente de Ensino e Pesquisa, Cesar Augusto Tibúrcio Silva; e o vice-presidente de Finanças, Romilson Amaral Duarte. O CRCDF segue fortalecendo o diálogo e a atuação conjunta em benefício da classe contábil do Distrito Federal." IMPORTANTE: ESSA MATÉRIA É A REPRODUÇÃO FIEL DA DIVULGAÇÃO FEITA ORIGINALMENTE PELO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO DF. Publicado em 19/02/2026 Fonte: https://www.instagram.com/p/DU9AjRyES5H/?img_index=3

Ler notícia
Acadêmico Romilson Amaral Duarte é aprovado em Assembleia Geral Extraordinária para a Vice-Presidência de Finanças da ACiConDF (Mandato 2026-2029)
05/02/2026

Acadêmico Romilson Amaral Duarte é aprovado em Assembleia Geral Extraordinária para a Vice-Presidência de Finanças da ACiConDF (Mandato 2026-2029)

A nova composição da Diretoria Executiva da ACICONDF (mandato 2026-2029) ficou assim: • Presidência - Acadêmico Deypson Gonçalves Carvalho • Vice-presidência de Administração - Caetano Marinho dos Santos Junior • Vice-presidência de Finanças - Romilson Amaral Duarte • Vice-presidência de Ensino e Pesquisa - Cesar Augusto Tiburcio Silva • Vice-presidência de Relações Institucionais - Adriano de Andrade Marrocos Sucesso a todos!!

Ler notícia